marca_gomed.png
Cópia de Dicas de saúde no (12).png

Atestado de saúde ocupacional (ASO) – Para que serve?

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) serve para que o médico do trabalho possa avaliar a saúde do trabalhador e se poderá atuar em algum cargo ou função em uma determinada empresa.

Tem previsão legal através da Norma NR7 que trata de Programas do Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, o exame é parte do PCMSO, visando promover a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.

Nos casos de admissão, demissão, troca de função, retorno ao trabalho e periódico este exame médico deverá ser realizado, sendo assim emitido o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.

Este documento é gerado em duas vias, uma para o empregado e uma para empresa e é um dos mais importantes da Medicina do Trabalho, pois serve para o diagnóstico de problemas de saúde dos mais variados tipos e também para gerar uma atuação preventiva, com base no diagnóstico de doenças encontradas.

Neste exame também estarão discriminados os exames médicos específicos para determinada função, com base no risco, através de um diagnóstico preciso é possível determinar se um funcionário está apto ou inapto para determinada função, possibilitando assim que o risco seja ainda mais mitigado, de acordo com a função exercida.

Em Janeiro de 2019 os dados sobre a segurança do trabalhador deverão ser enviados obrigatoriamente para o sistema de gestão eSocial do Governo Federal, os seguintes eventos deverão ser informados: S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho, S-1065 – Tabela de Equipamentos de Proteção, S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador, Informações do Médico Responsável, Informações do ASO, S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Fatores de Risco, Informações do PPP, S-2245 – Treinamentos e Capacitações.

O sistema da Clínica Gomed já vem preparado para gerar todos os eventos de acordo com o sistema eSocial, facilitando assim a transmissão dos dados obrigatórios da empresa para o Governo Federal.

Se quiser saber mais sobre os eventos, acompanhe nosso blog, que tem informações atualizadas toda a semana.

+ENTRE EM CONTATO

INSCREVA-SE

Inscreva seu endereço de e-mail e receba novidades e dicas.